Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Apimentando a sua cozinha!!


Além de fazer bem para o coração, as pimentas são tendência na culinária, principalmente quando se refere a gastronomia mexicana. Tem quem leve a vida de forma picante, tem quem goste de comida apimentada e tem quem a use usa a pimenta para se proteger do mau-olhado. Mas é difícil achar alguém que não gosta de pimenta. Seja temperando as refeições e a vida com as mais diversas cores e sabores.

Conheça algumas das pimentas e como combiná-las em suas receitas:

Pimenta do Reino Preta (em grão ou moída)
A pimenta-do-reino preta possui uma fragrância intensa, frutada, com tonalidades amadeiradas e cítricas. O paladar é picante e quente, com um gosto penetrante.
A pimenta não é doce, nem salgada. Porém, quando utilizada em quantidades moderadas e balanceadas, tende a realçar o sabor dos alimentos e de outros temperos.
Em grão é usada em saladas, marinados, assados e pickles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar.

Sempre que possível  tente moer a pimenta na hora, realça o sabor e os óleos essenciais.
Moedor Descartável Pimenta Malabar - OLDE THOMPSON



Pimenta do Reino Branca (em grão ou moída)
A Pimenta Branca é a pimenta preta sem a casca, retirada pela maceração após ficar de 8 a 12 dias em água corrente depois submetida à secagem.

Com aroma marcante e sabor mais suave que a Pimenta  Preta, pode ser usada em qualquer prato salgado, como em molhos claros e sopas cremosas para que fique invisível.

Com sabor mais suave que a pimenta preta, é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.
Moedor de Pimenta Imperial - 25cm - OLDE THOMPSON



Pimenta Rosa
Muito popular na França, decora e da um sabor delicado a saladas, molhos, grelhados e frutos do mar, mesmo sem ardência com sabor adocicado, deve ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre o sabor de outros temperos. 

A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada, de maneira especial, em molhos para medalhões de filé mignon grelhado, mas também fica muito bom com filé de frango e  peixe e no camarão. Sorvetes de frutas, mousses, crepes e saladas (doces e salgadas) ganham mais cor e sabor com a pimenta-rosa. 

Este fruto é bem versátil também no uso medicinal  como anti-inflamatório cicatrizante e bactericida.
Moedor de Pimenta e Saleiro WALNUT 15cm - NORPRO




Pimenta Malagueta
 Uma das pimentas mais conhecidas e utilizadas no Brasil e no mundo, existem centenas de variedades de pimenta-malagueta com sabores que vão do leve ao extremamente picante pode ser consumida verde ou vermelha,  pode ser encontrada em tamanho pequeno e grande,com ardência acentuada. 

É ideal no preparos de  peixes e carnes, e no famoso acarajé baiano. No mundo diversas tipos de pimentas são caracterizados a partir da pimenta malagueta. 


Pimenta Chilli 
Extremamente picante, é utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis. 

Pimenta Chilli é uma das 150 variedades de malagueta.

Usa-se seca substituindo a pimenta vermelha fresca, com moderação, pois é extremamente picante.  


Pimenta Ají Amarillo

É uma das pimentas mais utilizadas no Perú, com o aroma e sabor característico  é a base da maior parte da gastronomia peruana. Também conhecida como Cusqueno, ají verde, ají fresco ou ají escabeche.

Pode ser consumida frescas, maduras ou secas em pó, é ardida, porém com um sabor frutado, seu fruto tem forma de um dedo, de cor amarelo alaranjada, é ideal para molhos, batatas, ceviche e frutos do mar. 



Pimenta Scoth Bonnet
Popular na Jamaica e em pratos caribenhos, ainda reservam rumores de  origem no México, muitas vezes  confundida com a pimenta Habanero, tem um sabor forte e picante, com nota  frutal e aroma de defumado, de fruto enrrugado, de cores esverdeadas ao laranja e vermelho intenso quando maduras. 

Uso: para diversos pratos, com moderação.


**Fonte de Pesquisa sobre os tipos de pimentas: Gastrovia



Sugestão DONA CASA:





Nenhum comentário:

Postar um comentário