Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Recebendo Amigos - BOLINHO DE MANDIOCA E CARNE SECA DE FORNO


Essa receita brasileirinha vai fazer sucesso... E o melhor, é que é assado, e na verdade no resultado final nem dá pra perceber a diferença. Já a algum tempo eu venho tentando substituir a fritura por opções de assados, já consegui isso com as coxinhas compradas congeladas (rotisserie), mas ainda não tinha feito com bolinhos preparados em casa e o resultado foi ótimo.

Aí vai uma dica legal, esta receita rende de 18 a 20 bolinhos, você pode assar uma parte e congelar a outra (ainda sem assar) assim terá bolinhos para aqueles momentos em que não dá tempo para preparar a receita do zero.

Você pode comprar a mandioca cozinha e preparar o purê,  mas se quiser facilitar esta etapa, você também pode comprar aquela que já vem cozida (a da caixinha) e apenas aquece-la no microondas com um pouquinho de leite (2 colheres) e amassá-la, o resultado será o mesmo, mas leva menos tempo.

Quanto a carne seca já dei esta dica aqui uma vez, mas vale a pena relembrar. Compre a carne seca corte em cubinhos, cozinhe no microondas por 15 minutos, coloque os cubinhos no processador e voala, carne seca desfiadinha em segundos. Nesta receita eu usei a que eu tinha pronta em caixinha (sempre tenho um estoque destas coisinhas pra quando é preciso preparar uma receita de surpresa).

Esta receita definitivamente foi testada e aprovada aqui em casa, inclusive congelei metade delas para servir um outro dia.


Bolinho de Mandioca e Carne Seca de Forno
Ingredientes:
Massa:
* 1 xícara (chá) de mandioca cozida e amassada ou 500g de mandioca já cozida daquela que vem na caixinha.
* 1 ovo
* 1 colher (sopa) de margarina light derretida
* ½  xícara (chá) de farinha de trigo para a massa
* ½ xícara (chá) de farinha de trigo para enrolar os bolinhos
* 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
* sal a gosto
* ½ xícara (chá) de farinha de rosca
Recheio :
* 500g de carne seca desfiada
* 1 cebola picada
* 1 dente de alho amassado
* 2 colheres (sopa) de molho de tomates
* sal a gosto
* Pimenta moída a gosto (opcional)
* Cheiro verde



Modo de Preparo:
Comece pelo recheio. Doure a carne em uma panela antiaderente. Junte a cebola, o alho, o molho de tomates , o sal e a pimenta. Regue com cerca de 4 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione o cheiro verde retire do fogo e espere esfriar. Misture a mandioca, o ovo, a margarina light, o queijo parmesão e o sal. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até ficar uma massa firme. Pegue porções de massa e recheie com um pouco do recheio de carne, deixando no formato de bolinho de boteco, passe na farinha de rosca e coloque em uma assadeira antiaderente untada com azeite. Leve ao forno quente (200ºC) por cerca de 30 minutos.
Dica: Além de untar a assadeira, pincele os bolinhos com azeite, assim eles ficam crocantes e douradinhos.



Todos os utensílios utilizados nesta receita você encontra na DONA CASA, confira alguns deles:


Amassador e Espremedor de Batata GRIP - NORPRO

Fazer purê nunca mais será a mesma coisa!! Empurre os ajustes laterais para alternar entre amassador e espremedor. Amassador e espremedor de batatas com 25,5 centímetros. Feito em aço inoxidável pesado, possui cabo antiderrapante em santoprene (emborrachado). 



Jogo 3 Bowls VERMELHO - GOOD COOK

Esta coleção de três bowls é prático e essencial para sua cozinha. Em ABS esses bowls vêm em vários tamanhos com base anti-derrapante, tornando-os convenientes no preparo dos alimentos.
Composição:
3 bowls:
* 01 bowl de 1,5l
* 01 bowl de 3l
* 01 bowl de 5l.


Assadeira Retangular Cerâmica 2,5 litros RED - GOOD COOK

Ideal para assar caçarolas, bolos, lasanhas, ou brownies, e assar carnes ou legumes.
Lindo design, com exterior em vermelho quente e com interior na creme, perfeita para servir, indo direto do forno para a mesa.
Esta bela assadeira de cerâmica vermelha é projetada para manter a comida quente por mais tempo, o que a torna ideal para cozinhar e servir pratos quentes.
Vai a máquina de lavar louças, microondas, freezer e forno.
***Não vai a chama do fogão!!

 Medidas:
 34cm x 24cm x 7,5cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário