Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Segredos do Ovo Perfeito!!




Preparar um ovo – seja frito, cozido ou pochê – nem sempre é tão fácil quanto parece, daí a expressão usada pelos marinheiros de primeira viagem  na cozinha - “não sei nem fritar um ovo”.  Cada um exige um cuidado específico e controle, principalmente, da temperatura da água, do óleo, da panela ou do microondas. 

Preparar ovos pode parecer simples, mas que é só na prática que se descobre o tempo ideal de cada preparo. No começo um timer pode ajudar, mas fazer um ovo perfeito é mesmo uma questão de erro e acerto até chegar no ponto certo.

Logo abaixo você confere algumas maneiras diferentes de preparar ovos:

Ovo estrelado
É a técnica de fritar ovo sem gordura, em uma frigideira antiaderente. Tampando a frigideira e cozinhando em fogo baixo, a clara fica macia e ligeiramente dourada, e a gema fica molinha.

Ovo frito
É o frito com óleo na frigideira. A clara fica bem crocante e a gema macia. Tome cuidado para não queimar o ovo – como a temperatura do óleo é bem alta, o preparo desse ovo é rapidinho, cerca de um minuto.

Dica do Chef:
A chef do Espaço Gourmet Luciana Godoy explica que para o frito a dica é usar manteiga no lugar de óleo, deixar a clara dourar e, para uma gema dura, fazer sempre no fogo baixo. Para evitar bolhas, o sal deve ser colocado depois do ovo pronto. 

Ovo mexido
Os ovos são batidos, temperados e depois salteados na frigideira. É importante sempre mexer os ovos enquanto os prepara. Ovos mexidos para serem bons precisam estar cremosos e leves, nunca secos e duros. Para isso, adicione creme de leite ou manteiga quando bater os ovos, e os cozinhe em fogo bem baixo.

Ovos Benedict
É um ovo poché coberto com molho holandês por cima de uma fatia de lombo canadense e pão de forma tostado. É uma preparação típica dos brunchs americanos.

Ovos assados
É possível assar ovos no forno – mas é preciso ter cuidado com o calor forte e seco por todos os lados. Você pode usar creme de leite, fazer um purê ou cama de legumes para envolver os ovos numa travessa, e cobri-la com papel alumínio.

Omelete
É uma preparação super versátil, que pode ter ou não recheio – o qual é incorporado quase no final do cozimento, quando a omelete é dobrada para ser servida. Dá até para fazer omelete doce, com uma base de suflê com manteiga doce de limão.

Fritada
A principal diferença entre a omelete é que, no caso da fritada, os ovos são incorporados ao recheio logo quando são batidos.

Suflê
É uma massa super leve feita de ovos que pode ser doce ou salgada. O segredo para o suflê não murchar quando sai do forno é a quantidade de claras em neve adicionadas e a firmeza da massa.

Ovo cozido
É importante que o cozimento do ovo sempre comece à temperatura ambiente (ou então com água gelada na panela, se os ovos estiverem na geladeira). Para fazer ovos moles, cozinhe por até 4 minutos contando a partir da fervura; já para ovos duros, cozinhe até 10 minutos. Escorra e mergulhe-os em água gelada para interromper o cozimento e facilitar a retirada da casca.
Dica do Chef:
O cozido deve ser preparado em meio litro de água e uma colher de sopa de vinagre, que acelera o cozimento e evita que ele estoure dentro da panela. O cuidado deve ser para que a água não ferva. Antes disso o ovo deve ser retirado.

Ovo pochê
É o cozimento de um ovo inteiro sem casca em água, deixando-o com textura e sabor bem delicados. O truque é adicionar vinagre ou suco de limão à água do cozimento e colocar o ovo com bastante cuidado, cozinhando por até 5 minutos.
Dica do Chef:
O pochê segue o mesmo processo do cozido, com a diferença de que deve ser cozido em um litro de água por cerca de três minutos, para deixar a gema mole, ou cinco minutos, para uma consistência firme.

Sugestão da DONA CASA:








Nenhum comentário:

Postar um comentário