Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Recebendo Amigos - Escondidinho de Carne Seca



Este é um dos pratos favoritos do meu marido, como bom nordestino uma carne seca bem preparada faz parte do cardápio. Em nossa última visita ao Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão) encontrei uns belos cortes de carne seca, feitos a partir de uma peça de Coxão Mole, o que faz com que haja menos gordura do que a industrializada, mas se comprar a do supermercado retire o excesso de gordura. 

Um dos truques que eu testei em um dos meus últimos preparos, foi acrescentar uma colher de sopa de manteiga da terra na água que cozinho a mandioca assim ela fica com um sabor especial, sem contar o aroma que toma conta da casa durante o cozimento. Além de estar usando a minha inseparável companheira de cozimento - Panela de Microondas - na qual cozinho arroz, batata, mandioca, frango e até a carne seca que uso nesta receita. O amigos que frequentam a minha casa sabem desta minha mania de praticidade e que realmente uso e abuso desta minha panela.

Você pode preparar uma porção única em um refratário ou porções individuais em ramekins ou naquelas panelinha coloridas, isso dá um toque especial na hora de servir seus convidados.

Já fiz esta mesma receita substituindo a carne seca pelo bacalhau desfiado, ficou realmente especial também. Use a criatividade e surpreenda!!!

Escondidinho de Carne Seca 



Ingredientes
1 kg de mandioca cozida
1 lata de creme de leite com o soro
2 colheres de manteiga de garrafa, se não tiver use manteiga normal
1/2 kg de carne de sol dessalgada e cozida
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho esmagados
Sal e pimenta a gosto
500g de queijo coalho fatiado

Modo de Preparo
1. Cozinhe a mandioca e esprema-a ainda quente e leve em uma panela com a manteiga, normalmente cozinha a mandioca já com sal, mas se preferir você pode temperar após cozida.
2. Depois que estiverem bem misturados, acrescente o creme de leite, reserve
3. Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne de sol desfiada ou em fatias e deixe fritar um pouco.
4. Acerte o sal se achar necessário
5. Em um refratário ou ramekin untado com azeite coloque uma camada do purê de mandioca, a carne de sol e termine com 2 camadas de queijo coalho
6. Regue com um filete de azeite ou manteiga de garrafa/da terra.

Bom Apetite!!


Sugestão DONA CASA:


Panela de Arroz para Microondas NORPRO
Prepare um arroz delicioso no seu microondas. Que tal preparar um arroz soltinho em apenas 14 minutos? Com capacidade para 4 xícaras, em plástico altamente resiste a alta temperatura. Set inclui panela, tampa, copo de medidas e colher.


Fatiador de Cebola - NORPRO
Para obter fatias de cebola uniformes e manter a lâmina da faca longe de seus dedos. Segure a cebola com este apoio e deslize a faca entre os dentes, inverta o sentido do corte o obtenha cebola picadinha. Em aço inox, mede 13,5cm de comprimento por 9 cm de largura.


Combo Moedor De Sal E Pimenta Aço Inox - OLDE THOMPSON
Esse moedor duplo de sal e pimenta da Olde Thompson combina com o dia agitado de hoje em que tudo precisa ser muito prático, mas sem perder a elegância.

A Olde Thompson é o maior fabricante de moedores de sal e pimenta do mundo, a cada 18 segundos de cada dia (24 horas por dia, 365 dias por ano), alguém compra um moedor Olde Thompson.

Moedor de sal e pimenta em uma única peça. Vem cheio de pimenta Malabar e sal marinho.Mede aproximadamente 10cm.


Mini Rechaud Ramekin - 2pçs - NORPRO
Maravilhosos para manter a manteiga e molhos delicados aquecidos quando servindo frutos do mar ou vegetais.  O conjunto inclui dois suportes de aço inoxidável, dois ramekins de cerâmica e duas velas. 
Cada ramekin tem capacidade para 90ml.




Um comentário: