Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cozinha Express - PANQUECA DE CARNE MOÍDA


As panquecas são muito antigas; surgiram há mais de nove mil anos na França. Acredita-se que a primeira panqueca tenha se originado quando uma mulher derramou, de forma acidental, um pouco do mingau no fogão e percebeu que tal substância cozinhava rapidamente, era de fácil manuseio e possuía um sabor muito agradável.

Mais uma vez as mulheres buscando rapidez e praticidade na cozinha. Esta receita leva em média 40 minutos para ficar pronta, mas 20 dos 40 minutos são de forno, ou seja, em 20 minutos você prepara um prato nico incrível  que vai surpreender o maridão, a esposa ou aquela visita que apareceu de última hora. 

Lembre-se, na cozinha criatividade é sempre mais, você pode criar vários tipos de recheios dos salgados aos doces, um banquete completo!!



Cozinha Express - PANQUECA DE CARNE MOÍDA



Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

Massa:
• 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de leite
• 2 ovos
• 4 colheres (sopa) de óleo
• Sal a gosto

Recheio:
• 300 g de carne moída
• 2 colheres (sopa) de cebola picadinha ou ralada
• ½ tomate cortado em cubos
• ½ lata de extrato de tomate
• 1 caixinha de creme de leite
• Sal a gosto
• 400g de mussarela fatiado
• Queijo ralado a gosto

MODO DE PREPARO

Massa:
Coloque no liquidificador os ovos, o leite o e óleo, bata durante alguns minutos,   acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Após colocar toda a farinha de trigo coloque sal a seu gosto. A massa deve ficar pastosa não muito grossa. Com um papel toalha espalhe óleo por toda a frigideira. Se tiver uma frigideira antiaderente melhor.

Pegue uma concha (essas conchas de servir feijão) ela vai servir como medida. Cada concha vai equivaler a uma panqueca. Despeje no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa de uma forma uniforme por todo o fundo da frigideira. Você irá reparar que as bordas da massa irão se soltando, quando toda a massa se soltar da panela está no ponto de virar.

Cuidado para que a massa não fique grossa. Quanto mais fina mais gostosa ela fica .

Recheio:
Doure a cebola com o óleo e depois acrescente a carne. Deixa a carne dar uma fritadinha. Você irá notar que da carne sairá água, quando isso acontecer, não tampe a panela e deixe-a cozinhar ate que a água diminua.

Acrescente então o tomate picadinho, deixe mais uns 3 minutos e depois mexa um pouco .Lembre-se sempre que o fogo tem que estar em temperatura média. Acrescente o extrato de tomate e seus temperos. Fica a seu critério, podendo usar qualquer tipo de tempero.

Deixe então cozinhar por mais ou menos uns 10 minutos mexendo de vez em quandoQuando você perceber que o molho estiver engrossando desligue e deixe esfriar um pouco, pra só depois acrescentar o creme de leite e misturar bem.

Quando estiver bem homogêneo leve novamente ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos.

Preparo:
Pegue a panqueca, coloque uma fatia de mussarela e uma porção de carne e enrole. Faça esse processo com todas as panquecas.

Jogue um pouco de molho no fundo de um refratário, coloque as panquecas já enroladas e despeje sobre elas o restante do molho.

Polvilhe sobre as panquecas queijo ralado e leve ao forno pra gratinar em fogo médio por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até ferver o molho e derreter o queijo.

Dica:
Essa massa também serve para panquecas doces. Basta substituir o sal por açúcar e fazer o recheio de frutas, doces, chocolates etc. Use sua criatividade e surpreenda sua família com esta receita rápida e prática. 


Sugestões DONA CASA:

Kit 4 Bowl de Silicone Vermelho - NORPRO
Bowls em silicone para preparo de receitas com bico para facilitar na hora de despejar a massa. Interior liso e exterior texturizado, em silicone resiste até 240°C. Vai ao microondas e lava-louças.


Frigideira Aeternum Red – BIALETTI
A Frigideira Aeternum da Bialetti vai mudar a sua maneira de ver a cozinha. É muito mais fácil de limpar e é perfeita para cozinhar um alimento crocante e dourado, com um uso mínimo de gordura durante o cozimento.

Em alumínio de alta resistência com revestimento antiaderente branco de nano-cerâmica, considerado ecologicamente correto por emitir baixa quantidade de CO² na atmosfera.

Além disso, o acabamento foi cuidadosamente pensado para melhorar o sabor e o equilíbrio dos ingredientes. A cor vermelha é um detalhe à parte: moderna, jovem, quente e ainda ajuda a abrir o apetite.
Essa linha tem a alça reforçada com design ergonômico e confortável.

Disponível nos tamanhos:
- Frigideira de 20cm
- Frigideira de 26cm
- Frigideira de 30cm

Escolha seu tamanho favorito ou complete sua coleção!!

Assadeira Retangular Cerâmica 2,5 litros RED - GOOD COOK
Ideal para assar caçarolas, bolos, lasanhas, ou brownies, e assar carnes ou legumes. Lindo design, com exterior em vermelho quente e com interior na creme, perfeita para servir, indo direto do forno para a mesa.

Esta bela assadeira de cerâmica vermelha é projetada para manter a comida quente por mais tempo, o que a torna ideal para cozinhar e servir pratos quentes.

Vai a máquina de lavar louças, microondas, freezer e forno.
***Não vai a chama do fogão!!

 Medidas:
 34cm x 24cm x 7,5cm



Nenhum comentário:

Postar um comentário