Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Panela nova é que faz comida boa!!!

Existem diversos tipos de panelas. Panelas de ferro, de pedra sabão, de aço inoxidável, de barro, com antiaderente, esmaltada. Mas você sabe quais a principais diferenças entre elas?


Antiaderente: esse tipo de panela é muito fácil de encontrar, um dos motivos de ser uma das preferidas é porque, para fazer algum preparo, não é preciso utilizar muito óleo, pois o alimento não gruda como nas outras panelas.


Alumínio: é leve e resistente. Para lavar utilize uma esponja de aço para que a panela não solte os resíduos da película protetora. É recomendado trocar o jogo de panelas de alumínio freqüentemente para não ter concentrações elevadas do material que pode ser prejudicial à saúde segundo alguns pesquisadores.

Ferro: Perfeita para fazer cozidos de carnes, legumes, arroz e feijão, pois não se deforma com o calor e ainda conserva bastante a temperatura do alimento.
Inox: uma das melhores panelas, pois atinge altas temperaturas facilmente e ainda é resistente, para limpar a panela de inox basta utilizar uma esponja macia e um detergente de sua preferência.

Vidro: ideal para fazer frituras, sopas, molhos e cozidos, pois ela não transfere nenhum resíduo para os alimentos e ainda conserva por muito tempo a temperatura do alimento. Uma dica importante para o vidro da panela não estourar é nunca levar ao fogo com o objeto sem alimento dentro.

Barro: quem gosta de preparos a base de peixes e carnes com molhos a panela de barro é a melhor opção, e ainda deixa aquele sabor único de um preparo na panela de barro. Mas observe se o produto possui o certificado de qualidade da Anvisa.

Silargan: é feita de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia, formado um composto inseparável à prova de cortes e arranhões. A superfície é extremamente lisa, sem porosidade alguma. Com isso, apresenta alto brilho e garante facilidade na hora de limpar. A superfície escura interna é excelente para armazenar e distribuir o calor. Indicada para o cardíacos e ao alérgico a níquel, pois não libera este elemento nos alimentos.






Nano Cerâmica: As panelas de cerâmica sofrem um tratamento térmico em fornos de alta temperatura. Em seguida recebem uma camada fina e contínua de um vidrado, também conhecido como esmalte, que é submetido a queima de 1300°C, adquirindo um aspecto vítreo. A vitrificação dá a panela com uma superfície mais homogênea, impermeável, sem porosidade, mais bonita e com características que a tornam mais higiênica.





A DONA CASA preparou uma seleção de panelas para você equipar a sua cozinha, escolha a sua!!




2 comentários:

  1. oi!!! eu ganhei um jogo de panela de nanoceramica e não faço a minima ideia como usar... o manual esta em todas as linguas menos portugues... vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ilka, boa noite,

    Desculpe a demora em responder seu post, estive fora por alguns dias e só agora conseguir vê-lo.

    Não tem muito segredo, nas minhas utilizo um filetizinho de azeite ou óleo ou até mesmo manteiga, apenas pra dar uma leve untada e também para que o calor não aqueça demais um único lugar da panela.

    A limpeza é muitoooo fácil, um papel absorvente ou pano úmido logo após o uso já resolvem, ao lavar utilize aquelas esponjas próprias pra não riscar. A scotch brite tem uma azul que é ótima, recomendo!! Use a abuse de suas panelas, sou apaixonada nas minhas, rápida, práticas e lindas.

    Ah!! Se as suas forem brancas por dentro não demore muito pra limpá-las elas podem amarela com o resíduos.

    Beijos.

    ResponderExcluir