Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dos tempos da Vovó - BOLO DE FUBÁ CREMOSO DELÍCIA





A origem do bolo está relacionada não com o mundo dos mortais, mas sim com o dos deuses, afinal de contas, o primeiro bolo foi criado na Grécia Antiga para homenagear Ártemis, Deusa da Caça. Naquela época, as velas colocadas em cima da massa representavam o luar que, de acordo com a mitologia, era o instrumento da Deusa para proteger a Terra.

Mais tarde, esse costume atravessou fronteiras e, na Idade Média, chegou à Alemanha, onde foi adotado nas Kinderfest, festas infantis que começavam ao raiar do dia, quando os camponeses acordavam as crianças com um bolo iluminado por velas acesas. Naquele tempo, o número de velhinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais, como um sinal da luz da vida.

Hoje, o bolo é uma delícia apreciada em todas as partes do mundo. Não é preciso fazer mais aniversário para saborear esse prato divino que vai bem a qualquer hora do dia. Ele pode ser a base de um saboroso café da manhã, se transformar na atração principal do chá da tarde, ou até em uma deliciosa sobremesa. Afinal de contas, como meros mortais, podemos encontrar sempre um motivo a mais para comemorar.

Fubá é a farinha fina feita com milho moído muito empregada na culinária, sendo amplamente usada como alimento pelos povos americanos.

É muito utilizado para fazer bolos, sendo o bolo de fubá um alimento típico de festas juninas no Brasil.

Fonte: Aline - Yahoo Respostas



Para você que adora bancar o Chef ou escolheu a profissão como estilo de vida, a DONA CASA transforma sua cozinha em um verdadeiro paraíso gourmet, conheça alguns dos itens utilizados para preparar esta deliciosa receita dos tempos da vovó, que você encontra também no www.donacasa.com.br



Liquidificador Clássico OSTER

Da americana Oster, este liquidificador com ar retrô é um clássico que não pode faltar em sua cozinha.
Indicado para preparar diversos sucos de frutas, vitaminas e até mesmo triturar gelo, graças às exclusiva lâmina e mecanismo todo em metal, para maior durabilidade.
Oferece lâminas de aço, base de aço polido e copo de vidro ultra resistente com capacidade para 5 xícaras.
Tem 500W de potência, 110V e 220V (não é bivolt) e 1 ano de garantia.




Ralador Torre - Cuisipro

Para cozinhar e assar, prepara molhos e caldos, escolha um utensílio que realmente torne a tarefa mais prazerosa.
Este Ralador Torre, da canadense Cuisipro, oferece 3 lados equipados com as famosas lâminas super afiadas Accutec, laterais de policarbonato com medidas marcadas (assim você pode ver quantas xícaras já ralou de queijo à medida que usa) e base antiderrapante com reservatório com tampa.
Use o lado grosso para queijos mais moles como cheddar e muzzarela, o lado fino para queijos mais duros, cegetais e chocolate e o lado ultra fino para especiarias como noz moscada ou raspas de limão.
Tem 24cm de altura, pegador em forma de tubo super conrfotável. De inox 18/10.


Timer Ovo Aço Escovado - NORPRO

Versátil, com design moderno que completa o visual de qualquer cozinha.
Em aço escovado e com 60 minutos de programação e escala de 1 minuto, este timer é útil para cronometrar uma série de tarefas na cozinha.
Mede aproximadamente 7,5cm de altura, com uma base plana e estável.



2 comentários:

  1. Amigos e Amigas,
    Faltou colocar que era "xícara" na quantidade de fubá, a quantidade é 1 e 1/2 mesmo. Antes de fazer corrija a receita.
    Beijos a todos.

    ResponderExcluir