Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sabores Orientais – TEMPURA DE CAMARÃO OU LEGUMES


Comida japonesa é gostosa, principalmente se for na versão grelhada ou frita. O tempurá é uma dessas versões muito saborosas, além de ser uma aliada na hora de convencer quem não gosta de legumes a comê-los. 

Combina muito bem numa entrada e dificilmente é rejeitado pelos paladares mais infantis até os mais refinados encontrados na família. 

O original leva camarão, mas pode ser feito somente com legumes, dos mais diversos. Há quem goste de colocar repolho, couve-flor, brócolis, batata-doce, batata inglesa, cenoura e outros. Esta é nossa dica de hoje para que aprecia os Sabores Orientais.

TEMPURA DE CAMARÃO OU LEGUMES 

Ingredientes

Massa Koromo
350g de farinha de trigo
1 ovo
1/2 litro de água

Sugestões de recheio
Cenoura
Vagem
Berinjela
Abóbora
Abobrinha
Batata doce
Pimentão
Camarão - 1/2 kg de camarão limpo

Molho Tentsuyu
2 1/2 copos (americano) de água
1/2 copo (americano) de shoyo
1/4 copo (americano) de saquê mirim
3 envelopes de caldo de peixe em pó
1 colher (sobremesa) glutamato monossódico

Para acompanhar na hora de servir

1 colher (chá) de gengibre ralada
1 colher (chá) de nabo ralado

Modo de Preparo

Massa Koromo
Bata o ovo, adicione a água e misture bem. Junte a farinha de trigo e deixe na textura de massa de panqueca, mas não tão lisa.

Recheio
Corte os legumes em pedaços
Cenoura: 8 X 2 cm
Pimentão: 8 X 2 cm
Vagem: corte ao meio
Couve-flor: 2 a 3 galhinhos em cada buquê Passe-os na farinha de trigo e em seguida pela massa, segurando-os com a ponta dos dedos. Coloque na frigideira com óleo quente (180ºc mais ou menos) e respingue um pouco da massa com os dedos para ficar crocante. Retire os legumes quando estiverem dourados e tire também os pedacinhos de massa que respingou. Sirva com o molho Tem Tsuyu. Para 4 pessoas calcule 4 pedaços de cada legume sugerido.

O Camarão
Tempere o camarão limpo com alho e sal e reserve. Mergulhe aos poucos o camarão nessa massa e frite em óleo quente. Quando dourar a massa, retire com uma escumadeira e escorra em toalha de papel absorvente. Sirva quente

Molho Tentsuyu
Numa panela, coloque a água, o shoyo, o saquê, o caldo de peixe em pó e o glutamato. Misture, leve ao fogo e deixe até levantar fervura. Desligue o fogo.
Para acompanhar na hora de servir
Na hora de servir misture a gengibre ralada e o nabo ralado.

Dicas:
1ª - Reserve a massa pronta uns 20 minutinhos antes na geladeira, o choque térmico da massa gelada e o óleo quente vai deixar seu tempurá mais crocante.
2ª - Antes de passar o camarão ou o legume na massa, passe primeiro em um recipiente com maizena, facilitará a adesão da massa.

Sugestão DONA CASA:

Tesoura para Camarão - NORPRO

Tesoura com lâminas curvas e extremamente resistentes para cortar a casca do camarão em uma única etapa.  A tesoura mede 16,5cm.


Descascador Cerâmico Ajustavel – Vermelho - KYOCERA

É o descascador perfeito, tão perfeito na verdade, você nunca terá que comprar outro. O descascador mede aproximadamente 17 centímetros de comprimento, é de fácil manuseio ergonômico que se encaixa às mãos grandes e pequenos.

Mas há muitas características que fazem este descascador se destacar dos demais. O primeiro é que a lâmina é feita a partir de zircônia cerâmica branca, que não só é extremamente forte e durável mas também não causa escurecimento, como as outras lâminas de aço inoxidável. Este descascador também é projetado de tal forma que ele pode ser usado tanto por canhotos, como por destros.

No topo do descascador tem um mecanismo especialmente projetado que faz a lâmina girar. Esta cabeça permite que a lâmina gire até 180°, o que o torna um 3 em 1!!

Cortador de Frutas e Legumes - NORPRO

Transforme suas saladas e aperitivos com praticidade e rapidez. Palitos uniformes ou maças sem miolo e fatiadas em um único movimento. Inclui 2 cortadores de aço inox com 36 e 64 furos e um fatiador de frutas (8 fatias).

**Produto recomendado para fatiar frutas como maçãs e peras, e legumes como cenouras, batatas, pepinos e pimentões. Os tubérculos como mandiocas não deverão ser fatiados, pois apresentam fibras mais rígidas, assim como cebolas que são laminares.

Gift Box para Sushi 8Pçs

Delícias da singular cozinha japonesa podem ser apreciadas neste kit que traz a linha Gift Box.  Este kit composto por 8 peças é perfeito para servir o seu sushi.

Composição:
  • 1 Bandeja de Melamina 29 x 29cm
  • 3 Bowls em Melamina com 7cm de diâmentro – 75ml
  • 3 garfos pequenos em bamboo
  •  1 par de hashis em bamboo

Acompanha uma linda caixa para presente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário