Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dicas de Cozinha - O FEIJÃO NOSSO DE CADA DIA


Companheiro inseparável para o arroz, acompanha bem a carne, o frango e outras delícias do dia-a-dia. Mas, apesar de ser um dos alimentos preferidos dos brasileiros, há muitas dúvidas sobre sua preparação. Aí vai algumas dicas pra deixar o feijão nosso de cada dia perfeito.

Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

Quanto de água: Se você tiver deixado o feijão de molho, junte 4 xícaras (chá) de água para 2 xícaras (chá) de feijão. O cálculo pelo “olhômetro” também vale: coloque 5 dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar acrescentar mais durante o cozimento, complete sempre com água fervente.

SUPER DICA:  Para cozinhar o feijão diretamente do pacote sem deixá-lo de molho, guarde o pacote no freezer. Na hora, é só escolher, lavar e cozinhar.

O tipo de feijão, influencia na quantidade de água utilizada. Os mais macios, como o feijão fradinho e o azuki, levam menor quantidade de água, pois cozinham em menos tempo. 

Quanto tempo: Na panela de pressão, o feijão fica pronto em aproximadamente 20 minutos, depois de ela começar a apitar. Já na panela comum, leva cerca de uma hora. E não deixe que o feijão cozinhe demais. Observe: os grãos devem permanecer inteiros, porém macios.

Como engrossar o caldo: O que torna o caldo grosso é a redução (processo no qual a água do feijão vai evaporando durante o cozimento). Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito mais rápido de fazer isso é, depois do cozimento, retirar uma concha e amassar os grãos. Então, devolva à panela e cozinhe por mais 15 minutos, sem tampar.

Como e quando temperar: O ideal é temperar o feijão depois de cozido, mas ainda firme. Faça assim: em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue bastante cebola e alho picadinhos. Depois, acrescente o feijão e parte da água do cozimento, e deixe apurar. Por fim, acrescente o sal – mas cuidado com a quantidade. Se você gosta de usar outros temperos, como os caseiros, em pó ou caldos, opte ou pelo tempero ou pelo sal.

Deixando mais saboroso: Frite cubinhos de bacon até que fiquem crocantes e escorra-os em papel toalha. Distribua-os sobre o feijão antes de levá-lo à mesa. Ou, então, em uma panela, refogue fatias de paio em sua própria gordura, junte cebola e alho picados e mexa até dourar. Em seguida, acrescente o feijão cozido.

Como congelar: Cozinhe o feijão da maneira habitual, mas sem deixar os grãos amolecerem muito. Deixe esfriar, embale e leve ao freezer, sem tempero, mesmo. Deixe para temperá-lo quando for aquecê-lo para o consumo. Desta forma, ele pode ser congelado por até três meses.

Fontes:
Site Sadia / Cybercook

Sugestão DONA CASA:



Jogo colher de Medidas GALO


Copo de Medidas - GALO


Descanso de Colher GALINHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário