Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas de Cozinha - MACARRÃO NA MEDIDA E NO PONTO CERTO (Preparo)



Preparar um deliciosos macarrão parece ser tarefa fácil, até que de repente ele gruda todo e vira um verdadeiro "unidos venceremos", aí o fiasco acontece, e tudo vai direto pro lixo. 

É fato, se a receita básica não for seguida, o macarrão ficará grudado e seco, com o molho no fundo. Se seguir a receita, o macarrão ficará soltinho, mas, com o molho grudado e incorporado à massa.

Então as dicas de hoje é de como preparar sua massa favorita, aí vão elas.


1 - Quantidade de macarrão por pessoa: Cada porção deve ter entre 70 e 100g.

2 - Na Itália, terra do macarrão, cada receita exige um tipo de macarrão, e para cada tipo de macarrão, um tipo certo de molho. O brasileiro, não é tão exigente, tudo é MACARRONADA. Os tipos mais usados no Brasil são o espaguete, o talharim e o furadinho. Podem ser usadas massas com ou sem ovos, do tipo caseiro ou massas frescas. Para calcular o tempo de cozimento, siga as instruções do fabricante.

3 - O macarrão é preparado em água fervente, com sal, alho e um fio de óleo. Deve ser colocado na panela aos poucos, para manter a fervura da água. Após colocar todo o macarrão na panela, começar a contar o tempo de cozimento. Mexer algumas vezes, para não grudar.

4 - Quando o tempo de cozimento for completado, apagar o fogo e retirar 1 ou mais conchas da água do
cozimento, e reservar. Essa água será adicionada ao molho, para realçar o sabor, e quando for reabsorvida pela massa, fará que o molho grude na massa.


5 - Após retirar a água do cozimento, adicione um copo de água fria à panela, mexa ligeiramente e coe o
macarrão. Essa água fará parar o cozimento, e deixará o macarrão soltinho. Faz o mesmo efeito que a lavagem do macarrão, só que mantém o sabor. A lavagem lava o sabor também.


6 - Coloque um pouco de manteiga, em uma travessa, e despeje o macarrão cozido e coado.

7 - Cubra com o molho, mexa bem e sirva imediatamente, antes que esfrie.

DICAS - Nunca lavar o macarrão, que vai ser servido imediatamente. Só lavar o macarrão, em caso de receitas específicas, de acordo com as instruções das receitas. Quando o macarrão for lavado, toda a água do cozimento deve ser reservada, para reaquecer o macarrão. Assim o sabor lavado, será devolvido ao macarrão.


Seguindo as instruções, você terá um macarrão saboroso, soltinho e com o molho incorporado à massa. Use o mesmo método para cozinhar ravioli ou capeletti. Quase todos os molhos usados para o macarrão, também servem para o ravioli e o capeletti.

São 3, os molhos básicos: Molho ao Sugo, Molho Branco e Molho Alióleo.  A partir das receitas desses molhos, são apresentadas muitas variações, cujos limites, são o de sua imaginação... São poucos os molhos, que não usam as receitas básicas.


DICA: As massas tipo grano duro, não reabsorvem a água do cozimento, portanto não coloque a água de cozimento no molho, que ficará aguado.Se você for usar esse tipo de massa, aumente a quantidade, porque elas crescem menos.

Fonte: Cybercook

Sugestão DONA CASA:


Steamer Retrátil Silicone Vermelho 20 cm - NORPRO


Preserve o sabor e os nutrientes cozinhando frutos do mar, carnes, massas e legumes. Ideal como uma peneira para massas, frutas e verduras.
Medidas:
Aberto - 20 cm de diâmetro por 14,5 cm de altura.
Fechado - Fica com 3 cm de altura para facilitar o armazenamento.
Resiste até a 240 °C e vai a lava-louças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário