Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Recebendo Amigos - MESA DE PATÊS



Eu amo receber amigos em casa, e adoro servir alguns petiscos antes do prato principal, mas sempre fujo do trivial, como amendoins, castanha de caju, castanha do Pará ou pistache. A dica de hoje é de uma mesa com diversos patês que podem ser saboreados com torradas, pão italiano e com um refinado vinho tinto. Veja como prepará-los.

Patê de Frango
* 250g de frango desfiado
* 1 Pote pequeno de maionese de limão
* Salsa e cebolinha
* ½ cebola triturada 
Cozinhe o frango , desfie-o e tempere a seu gosto, (normalmente cozinho ele já com sal e 2 colheres de sopa de molho de alho, assim ele já fica temperado após o cozimento). Coloque-o em um bowl e misture a cebola, a salsa e a cebolinha, em seguida vá adicionando aos poucos a maionese de limão de forma que a misture fique bem homogênea. Coloque em uma petisqueira, ramekim ou bowl pequeno para levar a mesa .

Patê de Ervas Finas       
* 200g de Cream cheese 
* 1/2 maço de Alecrim
* 1/2 maço de Dill/Endo
* 1/2 maço de Salsinha
*  1/2 maço de Hortelã
* Sal e pimenta a gosto 
Coloque em um bowl o cream cheese, pique as ervas e junte ao cream cheese. Com a ajuda de um mixer ou processador, misture bem para unificar as texturas. Tempere com sal e pimenta e coloque em uma petisqueira, ramekim ou bowl pequeno para levar a mesa, decorando com um raminho de erva de sua  preferência.


Patê de Tomate Seco        
* 200g de Cream cheese
* 80 g de Tomate seco
* Sal e pimenta a gosto 
Coloque em um bowl o cream cheese, e adicione os tomates secos hidratados e picados. Unifique as texturas com a ajuda de um mixer ou processador. Tempere com sal e pimenta e coloque em uma petisqueira, ramekim ou bowl pequeno para levar a mesa, decorando com pedaço pequeno de tomate seco, dando um toque de charme ao seu patê.


Patê de Queijo Ralado
* 1 pacote de queijo ralado ou 200g de parmesão em pedaços
* 3 colheres de sopa de maionese
* 1 lata de creme de leite 
Retire todo o soro do creme de leite para que o patê não fique aguado. Se o parmesão utilizado for em pedaços, corte em pequenos pedaços para garantir que esteja bem dissolvido no patê. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata-os até ficar bem cremoso. Coloque em uma petisqueira, ramekim ou bowl pequeno para levar a mesa, decorando com pedaço pequeno de queijo parmesão, dando um toque de charme ao seu patê e identificando seu sabor aos convidados.

Patê de Alho
* 2 cabeças de Alho
* 2 colheres (sopa) de Azeite
* 100 g Queijo cremoso
* Sal a gosto 
* 1 colher (chá) de Cebolinha 
Corte a parte superior das cabeças de alho. Borrife cada uma com azeite. Embrulhe-as em papel-alumínio e leve ao forno a 180° C durante cerca de uma hora. Os alhos ficarão caramelizados, perdendo o seu sabor forte. Retire do forno e extraia a polpa. Misture com queijo cremoso, sal e cebolinha picada. Coloque em uma petisqueira, ramekim ou bowl pequeno para levar a mesa.



Montagem
Coloque cada um dos patês em um recipiente adequado e sirva com torradas e queijos. Se preferir você pode preparar pequenas plaquinhas com o nome dos seus patês, identificando o sabor para seus convidados. Use e abuse da criatividade ao usas cestinhas para pães, guardanapos coloridos e espátulas divertidas para deixar sua mesa muito mais bonita e apetitosa.


Os utensílios para preparar e servir estes deliciosos patês você encontra na DONA CASA, veja alguns deles:

Jogo 3 Bowls Melamina Branco - ARCHITEC

Ideal para a separação de ingredientes para o preparo das suas mais deliciosas receitas. Podendo ser utilizados também para servir petiscos num descontraído Happy Hour.
Composição:
  • 3 Bowls 



        
    Petisqueira Quadrada KOI

    Com espátulas e sua base em madeira imbua, quatro cumbucas de cerâmica, detalhes em alumínio fundido, essa petisqueira com certeza leva mais elegância a sua mesa.
    • Cor da Madeira: Imbuia


    Porta Patê Espátula Pimenta - Boston Warehouse

    A Boston warehouse traz mais uma novidade para te inspirar. Esse set de porta patê com espátúla vai casar certinho com o patê novo que você criou! O bowl feito em cerâmica tem capacidade para 300ml. A espátula feita em resina com aço inox mede aproximadamente 12cm.




Tábua Antepasto 4 peças BRZ

Linda Tábua de Antepasto, sofisticada e decorativa, ideal para receber os amigos, numa noite especial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário