Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A cozinha e seus utensílios: Facas e outras ferramentas!!

As facas são um dos utensílios mais importantes para se ter na cozinha. Descubra alguns tipos, que faca utilizar para cada tipo de alimento, como afiar e cuidar delas para que se estejam sempre limpas e com um bom corte.

Uma faca afiada, com bom peso e design ergonômico é meio caminho andado para a vida na cozinha. Quem precisa fazer cortes perfeitos com agilidade sabe disso.

Mas existem vários tipos e formatos de facas. Você qual faca usar de acordo com o tipo de alimento a ser cortado? Veja algumas dicas super úteis para facilitar a hora do cortar e picar.

Faca Utility
Ideal para o uso em tarefas cotidianas como cortar e fatiar frutas, verduras e legumes. É uma faca pequena e suas lâmina medem geralmente em torno de 11cm de comprimento e 2,5cm de largura.
Faca Cerâmica Branca 4.5" - Cabo Preto - KYOCERA

Faca Santoku

Ideal para o preparo de peixes, vegetais, carnes de aves ou carnes desossadas. É uma faca média e sua lâmina medem geralmente em torno de 14cm de comprimento e 4,5cm de largura.
Faca Cerâmica Branca 5.5" Santoku - Cabo Preto - KYOCERA

Faca do Chef
Ideal para o preparo de peixes, vegetais, carnes de aves ou carnes desossadas para picar, cortar em rodelas ou cubos. É uma faca grande e sua lâmina medem geralmente em torno de  16,5cm de comprimento e 4,5cm de largura.
Faca Cerâmica Branca 6.5" do Chef - Cabo Preto - KYOCERA

Faca de Sashimi
Ideal para cortar filés de sashimi e retirar pedaços de peixe das espinhas. É uma faca grande e longa .
Faca Wasabi Sashimi - KAI

As facas podem ser feitas de vários tipos de materiais como aço inox, cerâmica e até de plástico. 

Isso mesmo plástico, estas facas são serrilhadas e são ótimas para cortar folhas de alface, rúcula e outras, e o interessante que por ser de plástico, evitam que as folhas fiquem com uma coloração marrom, que acontece quando usamos facas de aço inox, que oxidam as folhas. Com elas, você também pode cortar cozidos, pães, bolos e brownies.

Faca para Salada - NORPRO

Mas tenho que confessar que hoje definitivamente minhas queridinhas são as de cerâmica, tenho os 3 tipos (utility, santoku e do chef) hoje minhas companheiras "inseparáveis" no momento de preparar principalmente carnes e picar frutas e legumes.

As facas de cerâmica conservam o fio, por no mínimo, 10 vezes mais que as facas tradicionais e apresentam alta precisão de corte. Os elementos da cerâmica são formados pela natureza por meio de milhares de anos de cristalizações, temperaturas extremas e altas pressões. O resultado desse processo é um material puro, denso e resistente, que é 50% mais duro que o aço e o segundo em grau de dureza atrás apenas do diamante. As facas de cerâmica são mais leves que as de aço e ideais para cortes precisos, como em frutas e vegetais.



Existem outros acessórios que não podem faltar na sua cozinha, já que estamos falando de cortes, como um bom afiador de facas, uma chaira, tábuas de cortes e peelers ou descascadores de frutas e verduras. Veja algumas dicas sobre estes itens:

Afiador de Facas
Até mesmo a melhor faca perde seu fio com o tempo. Esse problema se resolve facilmente com o uso correto de um afiador. A cada 2 anos, ou quando já não conseguir afiar as suas facas, leve-as a um amolador, ou recorra ao fabricante, no caso da Kyocera, basta contatá-los, e enviar-lhes a faca que eles afiam pra você, mas o frete é por sua conta.

Um bom modelo é o de cerâmica como esta abaixo:

Afiador de Facas Duplo Vermelho - NORPRO

1. Coloque o afiador sobre uma superfície estável.
2. Segure firmemente com a mão esquerda.
3. Insira uma faca no slot 1.
4. Com uma pequena pressão para baixo, puxe a faca em sua direção. Não empurre faca na direção oposta.
5. Repita este movimento de 8-10 vezes.
6. Limpe cuidadosamente a lâmina com um pano molhado.
7. Mude a faca para o slot 2 e repita o mesmo processo feito no slot 1.
**O afiador de facas de cerâmica não pode ser usado com facas serrilhadas. (por exemplo, facas de pão)

Slots:
(1) Slot para "desbaste"
(2) Slot para "acabamento fino"

Outra forma de afiar são as chairas, indicadas para afiação de facas, tesouras e outras ferramentas de corte de metal. Jamais tente afiar sua faca de cerâmica nem em afiadores nem em chairas, você pode danificá-las.

Chaira de Cerâmica - Cabo Preto - KYOCERA



Como cuidar das suas facas
Utilize uma tábua de cozinha de madeira ou de material sintético que não cegue a lâmina. Guarde as facas num suporte próprio de madeira ou barra magnética organizadora de facas, separadas dos outros talheres para não lhes danificar o fio. Não passe a lâmina de uma faca sobre uma chama pois isto danificará a têmpera do aço. Nunca utilize uma boa faca de cozinha para cortar papel ou corda.

Facas de aço e carbono devem ser lavadas à mão logo depois de utilizadas, para evitar que manchem. Limpe pequenas manchas com uma esponja de nylon e as manchas mais difíceis com a extremidade plana de uma rolha de cortiça molhada com detergente em pó. Passe uma gota de óleo de cozinha nas lâminas de aço e carbono depois de lavá-las e secá-las para protegê-las do vapor de água.
Veja alguns modelos de tábuas:
Tábua Polipropileno Antiderrapante - 25 x 38cm - GOOD COOK

Tabua de Corte - Polipropileno Preto - KYOCERA

Tábua para Corte e Suporte para Pratos Quentes – JOANINHA





Nenhum comentário:

Postar um comentário